Pós-Graduação Psicopatologia da Infância e Adolescência - 5ª Turma

30/08/2019




INICIO: 30.08.2019


PÚBLICO-ALVO: Profissionais de Saúde, Assistência e Educação: Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Serviço Social, Odontologia, Terapia Ocupacional, Professores de educação infantil, ensino médio e fundamental, professores que atuam na área da inclusão, educador especial, pedagogos, coordenadores e diretores de escola, entre outros.


OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Desenvolver e aprofundar o estudo da psicopatologia na infância e na adolescência desde a teoria psicanalítica.
  • Promover a capacitação técnica e aprofundar o conhecimento teórico-prático dos profissionais da área da saúde e da educação nos problemas de desenvolvimento na infância e na adolescência.
  • Desenvolver habilidades e manejo clínico, educativo e institucional na práxis com crianças e adolescentes.
  • Possibilitar a reflexão sobre as modalidades de sofrimento psicopatológico na infância e na adolescência.
  • Refletir sobre as relações entre a nosologia psiquiátrica clássica, psicanalítica e contemporânea.
  • Possibilitar a reflexão sobre a diversidade de modalidades e dispositivos clínicos de intervenção clínico institucional na infância e na adolescência.
  • Possibilitar a reflexão sobre a diversidade de modalidades e dispositivos clínicos de intervenção clínico institucional na infância e na adolescência.

O PROFISSIONAL
Contribui para a formação teórico/prática dos profissionais das áreas da saúde, assistência e educação tendo em vista as problemáticas acerca da infância e da adolescência e o aprofundamento do estudo da psicopatologia desde a teoria psicanalítica. Visa à reflexão acerca das modalidades de tratamento do sofrimento psicopatológico na infância e na adolescência, a diversidade de modalidades e dispositivos clínicos de intervenção clínico institucional e a capacitação de profissionais que atuam na área da infância e da adolescência

COORDENAÇÃO
: Dra. Heloisa Helena Marcon e Dra. Michele Kamers

ParceriaUNIFEBE

Local das Aulas:
AMPE Blumenau
Rua Humberto de Campos, 245 - Velha, Blumenau


INVESTIMENTO

   Taxa de Matrícula: R$ 287,50

   Valor Total do curso: R$ 16.675,00 (Dezesseis mil seiscentos e setenta e cinco reais)

Forma de pagamento

Desconto

Valor da parcela

À vista

10% desconto

R$ 15.007,50

Parcelado

 

29 parcelas de R$ 575,00
(Boleto das parcelas será enviado via e-mail)

   
O pagamento da matrícula é feito através do sistema PAGSEGURO ao término da inscrição

Opções de Pagamento:
  • Boleto Bancário
  • Cartão de Débito
  • Cartão de Crédito (aceita parcelamento)

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA
Cópia Diploma de Graduação (frente e verso)
Cópia do histórico escolar de graduação
Cópia do RG
Cópia do CPF
Cópia comprovante de residência

1 foto 3x4

 
INFORMAÇÕES GERAIS
Carga Horária: 440h/a

Vagas: minimo de 25 alunos


HORÁRIO DAS AULAS: (aulas mensais)
Sexta –  13h30 às 22h
Sábados – 08h30 às 17h30


O HSC Blumenau reserva-se o direito de não realizar o curso caso o minimo de matrículados não seja atingido.



Corpo Docente Confirmado

Oscar Cirino – Mestre/ BH
Angela Maria Resende Vorcaro - Doutora /UFMG

Miriam Debieux – Pós-Doutora/USP

Maria Eugênia Pesaro - Doutora/Lugar de Vida –USP
Maria Cristina Machado Kupfer – Pós Doutora/Lugar de Vida- USP

Rinaldo Voltolini - Doutor – Pós Doutor/USP

Julieta Jerusalinsky – Doutora - PUC/SP

Leda Mariza Fischer Bernardino – Pós Doutora/SP

Marise Bartolozzi Bastos –Doutora/USP

Daniela  Waldman Teperman – Doutora/ USP

Cristina Keiko Inakafu Merletti – Doutora USP/Lugar de Vida-SP

Inês Catão – Pós Doutora/França

Andrea Guerra – Pós Doutora/Université Paris 8

Rosa Mariotto – Doutora/APC CTBA

Salmo Raskin – Doutor - Genetika – CTBA/PR

Ricardo Lugon Arantes – Psiquiatra Infantil – Mestre/UFRGS

Roselene Gurski – Doutora/UFRGS – POA

Luciano Elia – Pós Doutor/UERJ

George Ernesto Da Silva- Doutor/UFSC

 Michele Kamers – Doutora/USP

Estrutura Curricular

HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSIQUIATRIA E DA PSICOPATOLOGIA – 20h

Contextualização histórica do nascimento da psiquiatria; O nascimento da psiquiatria infantil e adolescente; principais autores e conceitos;

 
 

HISTÓRIA DA PSICANÁLISE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES – 20h

Determinantes históricos e sociais; O advento da psicanálise com crianças e adolescentes; principais autores e escolas;

ESTRUTURAÇÃO PSÍQUICA E DESENVOLVIMENTO NA PSICANÁLISE E SUAS INTERFACES COM OUTRAS TEORIAS – 20h
Aspectos estruturais e instrumentais da constituição subjetiva; Articulações possíveis entre o sujeito epistêmico e sujeito do inconsciente; maturação; constituição; desenvolvimento;

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO – 20h
Principais quadros psicopatológicos do desenvolvimento da criança e do adolescente: autismos, psicoses e sintomas específicos na infância e na adolescência;

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 20h

Contextualização histórica da educação inclusiva; Fundamentos da educação para o sujeito; Dispositivos clínicos e institucionais de inclusão;

 

PSICOPATOLOGIA E CLÍNICA COM BEBÊS: DETECÇÃO E INTERVENÇÃO NO MARCO DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE – 20h

As diferentes concepções de prevenção e modalidades de intervenção precoce; O trabalho com bebês em clínicas e instituições; Sincronia e diacronia no trabalho com bebês;

 

SÍNDROMES MENTAIS ORGÂNICAS – 20h

História e etiologia dos distúrbios mentais orgânicos; Principais síndromes mentais orgânicas; Diagnóstico diferencial; Anormalidades comportamentais e psíquicas associadas a disfunção cerebral e genética

 

AS ESPECIFICIDADES PSICOPATOLÓGICAS NA INFÂNCIA – 20h

A dimensão do sofrimento psíquico na criança. Psicopatologia, diagnóstico e direção do tratamento clínico e institucional com crianças.

 

AS ESPECIFICIDADES PSICOPATOLÓGICAS NA ADOLESCÊNCIA – 20h

A Dimensão do sofrimento psíquico na adolescência. Psicopatologia, diagnóstico e direção do tratamento clínico e institucional com adolescentes.

 

PSICOPATOLOGIA, ADOLESCÊNCIA E LAÇO SOCIAL – 20h

Adolescência e laço social; Impasses próprios do processo adolescente; Sintomas sociais; Questões escolares, educativas e institucionais.

 

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA – 20h

Diagnóstico diferencial; Detecção de sinais de risco; avaliação clínica e diagnóstico;

 

TRATAMENTO E ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO – 20h

A escola como dispositivo terapêutico no tratamento de crianças e adolescentes com TGD; Redes de atendimento na assistência à infância e adolescência;

 

DISPOSITIVOS CLÍNICOS E INSTITUCIONAIS NO TRABALHO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES – 20h

Rede multiprofissional de assistência à criança e ao adolescente; Dispositivos clínicos; A iatrogenia; A direção do tratamento;

 

O LUGAR DOS PAIS NO TRATAMENTO CLÍNICO E INSTITUCIONAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES – 20h

Entrevistas preliminares; O lugar dos pais na clínica com crianças e adolescentes; Especificidades da clínica com crianças e adolescentes;

 

O TRABALHO EM GRUPO COM PAIS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES – 20h

As especificidades da escuta clínica em grupo; As modalidades do trabalho em grupo: atividades, oficinas e grupos terapêuticos; Práticas educacionais inclusivas no grupo-classe.

 

O TRABALHO EM EQUIPE NA ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA E A ADOLESCÊNCIA – 20h

As diferentes modalidades do trabalho em equipe e suas diferentes configurações; Multidisciplina; interdisciplina; transdisciplina;

 

A PSIQUIATRIZAÇÃO DO DISCURSO E A MEDICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES – 20h

História da assistência e do uso de psicofármacos com crianças e adolescentes. A escola e os dispositivos de assistência. A tutela da família e sua relação com a assistência e a medicalização. O medicamento como dispositivo de controle da criança e sua família. A psiquiatrização do discurso e a medicalização da criança.

 

O uso de psicofármacos e drogas de abuso na Infância e na adolescência-

Introdução à psicofarmacologia. Fármacos antiepilépticos, antidepressivos, estabilizadores do humor, ansiolíticos e antipsicóticos. Tratamento farmacológico do TDAH. Uso, abuso e dependência drogas seus efeitos a curto prazo e impactos na vida adulta.

 

CONTRIBUIÇÕES PSICANALÍTICAS PARA UMA NOVA PSICOPATOLOGIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA – 20h

Determinantes históricos e sociais da psicopatologia atual. Contribuições psicanalíticas para uma nova Psicopatologia na contemporaneidade.

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA – 20h

Temas emergentes e relevantes da psicopatologia da infância e da adolescência desde a abordagem do laço e do sintoma social na contemporaneidade:

DOCENTE: PROFESSOR CONVIDADO.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA - 20h

Definição e métodos de pesquisa. Abordagem qualitativa e quantitativa. Métodos de estudo: fichamento, resenha, leitura e interpretação, organização do trabalho científico. Revisão da literatura de pesquisa. Conceituação de projeto de pesquisa: monografia e artigo científico. A redação técnico-científica e as respectivas referências do artigo científico.

 

SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE CASOS – 20h

Apresentação e discussão de casos a partir da prática realizada em intenção e extensão. Reflexão em torno do atendimento clínico institucional e suas possibilidades comparadas às de um atendimento individual.

 

Hotéis Conveniados

 

BLU TERRACE HOTEL - (Fica próximo ao local das aulas)

(47) 3037-1012 | (47) 3037-1013 | (47) 3037-1014

http://www.bluterracehotel.com.br/

http://www.bluterracehotel.com.br/localizacao



HOTEL PLAZA

(47) 3231-7000 

www.plazahoteis.com.br  

Localização: http://goo.gl/maps/Up2k3


Cronograma das Aulas

Obs.: Sujeito a alterações conforme disponibilidade dos professores

Disciplina

CH

Datas

Professor

Titulação

 
 

2019

 

História da psiquiatria com crianças e adolescentes

20

30.08

31.08

Oscar Antônio de Almeida Cirino

Mestre

 

Estruturação psíquica e desenvolvimento na psicanálise e sua interface com outras teorias

20

27.09

28.09

Rosa Maria Marini Mariotto

Doutora

 

História da psicanálise com crianças e adolescentes

20

25.10

26.10

Maria Eugenia Pesaro

Doutora

 

Psicopatologia e Clínica Com Bebês: Detecção e Intervenção no Marco da Estimulação Precoce

20

29.11

30.11

Julieta Jerusalinsky

Doutora

 

2020

 

Educação Inclusiva

20

27.03

28.03

Rinaldo Voltolini

Doutor

 

O lugar dos pais no tratamento clínico e institucional com crianças e adolescentes

20

24.04

25.04

Miriam Debieux Rosa

Doutora

 

Contribuições Psicanalíticas para uma Nova Psicopatologia da Infância

20

29.05

30.05

Inês Catão

Doutora

 

Diagnóstico diferencial na infância e na adolescência

20

26.06

27.06

Leda Mariza Fischer Bernardino

Doutora

 

A Psiquiatrização do Discurso e a Medicalização de Crianças e Adolescentes

20

24.07

25.07

Ricardo Lugon Arantes

Mestre

 

Tratamento e escolarização de crianças e adolescentes com transtornos globais do desenvolvimento

20

28.08

29.08

Marise Bartolozzi Bastos

doutora

 

O trabalho em grupo com pais, crianças e adolescentes

20

25.09

26.09

Cristina Keiko Inacafu de Merletti

Doutora

 

O trabalho em equipe na assistência à infância e a adolescência

20

30.10

31.10

Luciano da Fonseca Elia

Doutor

 

As especificidades psicopatológicas na infância

20

27.11

28.11

Angela Maria Resende Vorcaro

doutora

 

Educação Inclusiva

20

27.03

28.03

Rinaldo Voltolini

Doutor

 

2021

 

Psicopatologia, adolescência e laço social

20

26.02

27.02

Roselene Gurski

Doutora

 

Dispositivos clínicos e institucionais no trabalho com crianças e adolescentes

20

26.03

27.03

Daniela Teperman

Doutora

 

As especificidades psicopatológicas na adolescência

20

16.04

17.04

Andrea Guerra

Doutora

 

Transtornos Globais do Desenvolvimento

20

28.05

29.05

Maria Cristina Machado Kupfer

Doutora

 

Síndromes Mentais orgânicas

20

25.06

26.06

Salmo Raskin

doutor

 

Tópicos Especiais em Psicopatologia na Infância  e na Adolescência

20

30.07

31.07

PROFESSOR CONVIDADO

 

 

O Uso de Psicofármacos e Drogas de Abuso na Infância e na Adolescência

20

27.08

28.08

George Ernesto da Silva

DOUTOR

 

Metodologia da Pesquisa Cientifica

20

24.09

25.09

Michele Kamers

Doutora

 

Seminário de Apresentação de casos

20

29.10

30.10

Rosa Mariotto e Michele Kamers

Doutoras

 

Carga horária total do curso

440h

 

 

 

 

Inscreva-se aqui