Pós-Graduação Psicanálise: Sujeito e Laço Social - 2ª Turma

26/04/2019




INICIO: ABRIL/19

 

PÚBLICO-ALVO: Psicanalistas, psicólogos e profissionais com curso superior (filosofia, sociologia, medicina, direito, entre outros) interessados na reflexão de temas atuais a partir da psicanálise

OBJETIVO
Diante do atual cenário de retrocessos políticos, econômicos, sociais e culturais, acompanhado da ruptura do pacto civilizatório dado a ver pelo crescimento da intolerância frente à alteridade, na manifestação de demandas totalitárias e consequentes discursos do ódio, nos interrogamos acerca do lugar do psicanalista na polis e do poder de resistência e potência criativa do discurso analítico frente à hegemonia discursiva do capitalismo, da religião e da tecnociência. Estamos frente ao desafio de refletir sobre as condições necessárias para a sustentação da singularidade do sujeito no laço social. Para tanto, lançamos a Pós em Psicanálise: Sujeito e Laço Social com o intuito de refletir sobre temas atuais tão caros e que se colocam de maneira urgente na atualidade.


O PROFISSIONAL

A partir do percurso realizado no curso de pós-graduação em Psicanálise: Sujeito e Laço Social, vislumbra-se que o profissional egresso possa refletir sobre as condições necessárias para a sustentação da singularidade do sujeito no laço social atual que visa a universalização e a individualização e pretende o apagamento do sujeito, gerando, por um lado, o adoecimento psíquico e, por outro, o esfacelamento do laço social. Dito de outro modo, que os egressos possam introduzir no seu fazer, a ética da psicanálise a partir da reflexão sobre temas que se colocam de maneira urgente na atualidade.

Nenhum curso de pós-graduação habilita à prática da psicanálise, na medida em que esta possui uma formação específica e não acadêmica. A formação de um psicanalista se dá a partir de uma trajetória singular em que a análise pessoal ocupa um lugar central, seguido do estudo teórico e da supervisão da prática clínica. Nesse contexto, um curso de pós-graduação em psicanálise pode fazer parte do estudo teórico, mas não substitui, em nenhuma hipótese, a análise pessoal e a supervisão da prática clínica.

Desta forma, o presente curso visa a oferta de ferramentas teórico-clínicas tendo em vista as problemáticas relativas ao sujeito e ao laço social desde a psicanálise. Entretanto, não autoriza nem legitima o exercício clínico da psicanálise, na medida em que o mesmo é orientado e regulado por instituições que se ocupam do ensino e da transmissão da Psicanálise.


Instituição CertificadoraUNIFEBE

Local da Aulas: 
AMPE Blumenau
Rua Humberto de Campos, 245 - Velha, Blumenau




INVESTIMENTO

Matrícula: R$ 287,50

Valor da Parcela: R$ 575,00

O pagamento é feito através do sistema PAGSEGURO ao término da inscrição

Opção de Pagamento:

Boleto Bancário
Cartão de Débito
Cartão de Crédito (aceita parcelamento)


INFORMAÇÕES GERAIS
Carga Horária: 480h/a
Duração do Curso: 24 meses

Vagas: mínimo de 25 alunos


HORÁRIO DAS AULAS: (aulas mensais)
Sexta –  13h30min às 22h

Sábados – 08h30 às 17h30min


DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA
Cópia Diploma de Graduação (frente e verso)
Cópia do histórico escolar de graduação
Cópia do RG
Cópia do CPF
Cópia comprovante de residência

1 foto 3x4


COORDENAÇÃO: Dra. Heloisa Helena Marcon e Dra. Michele Kamers


O HSC Blumenau reserva-se o direto de não realizar o curso caso o mínimo de matrículados não seja atingindo.

Inscreva-se aqui