Pós Graduação em Hotelaria Hospitalar

24/08/2018



TURMA CONFIRMADA

 

Instituição Certificadora: UNIFEBE


Local da Aulas: 
AMPE Blumenau

R. Humberto de Campos, 245 - Velha, Blumenau - SC, 89010-190


Público-Alvo: 
Profissionais graduados em diferentes cursos que atuam ou pretendem atuar como gestores de hotelaria hospitalar



OBJETIVO
Qualificar profissionais para atuar na Gestão de Hotelaria Hospitalar em Serviços de Saúde com ênfase em diferenciais de qualidade;
Processos institucionais utilizando-se dos princípios da hotelaria hospitalar.


APLICAÇÃO PROFISSIONAL
O egresso deste curso poderá atuar na gestão, consultoria, assessoria, assistência na implantação e condução de procedimentos da hotelaria hospitalar em diferentes seguimentos de saúde como: hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde, laboratórios, ambulatórios, instituições de longa permanência, spas, residências e afins.

PERIODICIDADE: Mensal

CARGA HORÁRIA: 380h/a

HORÁRIO DAS AULAS:
Sexta: 13h30 às 22h
Sábado: 08h às 17h30



INVESTIMENTO

MATRÍCULA: R$ 420,02 

PARCELA MENSAL DO CURSO: R$ 498,20 -  vencimento da 1ª parcela em 10/10/2018

Número de Parcelas: 23


DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

Cópia do diploma de graduação
Cópia do histórico escolar de graduação
Cópia do RG
Cópia do CPF
Cópia comprovante de residência
2 foto 3x4

O HSC Blumenau reserva-se o direito de não realizar o curso caso o número mínimo de participantes não seja atingido

Estrutura Curricular

Gestão em Hotelaria Hospitalar40h

História da hotelaria. Formas de administração de meios de hospedagem. Tipologia dos meios de hospedagem. Classificação dos meios de hospedagem. Mercado de trabalho e perfil do profissional de hotelaria. Abordagem das diferentes concepções sobre hospitalidade. Evolução histórica. Hotelaria hospitalar no Brasil. Considerações sobre a arquitetura e a hotelaria hospitalar. Considerações sobre o uso de cores. Considerações sobre os serviços criativos em meios de hospedagem. Recreação e entretenimento. Automação hoteleira. Academias de ginástica (fitness center). Assessoria de imprensa. Centro de convenções. Lojas. Central de atendimento em hospitais. Meios de divulgação ao cliente. Operacionalização do serviço. Governança. Segurança patrimonial.

Gestão de Pessoas 20h
Importância da gestão de pessoas no contexto hospitalar, buscando a valorização do profissional da área e com isso a retenção de talentos. Traz formas de abordagem, planejamento do plano de cargos e salários e também benefícios a serem oferecidos à equipe

Relações Interpessoais e de Equipe de Alta Performace – 20h

A qualidade como valor emanado das pessoas. Fatores bloqueadores e facilitadores do relacionamento entre as pessoas. Atitudes favorecedoras para a qualidade no tratamento e no relacionamento interpessoal. Ferramentas comportamentais para a qualidade no relacionamento interpessoal. Assertividades na comunicação. Administração de conflitos (como lidar com pessoas alteradas, resistentes). Trabalho em equipe. Desenvolvimento da auto-estima e valorização do trabalho executado. Discussão de uma proposta de plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

Gestão de hospedagem – 20h
Evolução dos sistemas de hospedagem na hotelaria clássica, trazendo seus conceitos para área hospitalar. Considerações sobre qual tipo de serviço a ser implantado na instituição e o diferencial que pode ser proporcionado.

Gerenciamento de leitos – 20h
Gestão do serviço de gerenciamento de leitos aplicados à demanda da instituição. Verificação de agenda cirúrgica. Otimização dos leitos. Ocupação hospitalar. Capacidade conforme demanda da instituição. Serviço de Ouvidoria.

Gestão do Serviço de Higienização e Infectologia – 20h
Evolução histórica do serviço. Estudo de implantação de produtos saneantes, equipamentos destinados à higienização hospitalar e suas técnicas. Cuidados em relação às áreas especiais como obras, unidades críticas e de isolamento. Conceituação. A importância do Controle de Infecção no processo pela busca da excelência no atendimento, sem deixar de lado a segurança ao paciente e ao colaborador. A forma como o serviço se torna um parceiro da Hotelaria Hospitalar.

Gestão do Serviço de Lavanderia e Rouparia Hospitalar - 20h
Planejamento de enxoval hospitalar conforme a necessidade da instituição. Estudo da manutenção do serviço próprio x terceirizado.

Nutrição e Gastronomia hospitalar20h
Planejamento e elaboração de cardápios considerando não só a patologia como também os hábitos, preferências e aversões.

Aspectos éticos e gestão do cuidado para a segurança do paciente nas instituições de saúde – 20h
Aspectos éticos e legislações relacionados a segurança do paciente. Conceitos de segurança do paciente e gerenciamento de riscos. Promover entendimento da metodologia de gerenciamento de riscos. Demonstrar prática de gerenciamento de risco. Programa Nacional de Segurança do paciente. Participação da família e pacientes nas ações de segurança do paciente. Importância e conceitos básicos de gestão por processos.  Ferramentas de gerenciamento e controle de processos. Acreditação e certificações de serviços de saúde. Sistema Brasileiro de Acreditação.

Suprimentos em Hotelaria Hospitalar 20h
Introdução: definição e objetivos da Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. Conceito de recursos materiais, recursos patrimoniais e serviços. O sistema empresa e o subsistema materiais. Tipos de materiais. Estoques: conceito, funções e objetivos, previsão, custos, níveis, classificação ABC e XYZ, sistemas de controle, avaliação e lotes econômicos. Armazenagem de materiais: função dos almoxarifados, normas de estocagem, unidades de estocagem, padronização, especificação e normalização, inventário físico. Administração de Compras: processo de compras; pesquisa de fornecedores e preços de mercado; Qualificação, seleção e avaliação de fornecedores; negociação; gestão de contratos, introdução à Importação de produtos para saúde..

Gestão Financeira 20h
Planejamento e elaboração de todo o processo orçamentário da instituição, considerando as avaliações de viabilidade na implantação de serviços diferenciados para o conforto do paciente. Apresenta noções de administração financeira, custo hospitalar, análise de viabilidade de empreendimentos, matemática financeira e indicadores econômico-financeiros. Ferramentas contábeis e financeiras com a finalidade de avaliar resultados da organização, adequação da gestão de recursos da área de hotelaria hospitalar e elaboração de orçamentos.

Planejamento físico e infraestrutura  - 20h
Planejamento das necessidades e condições estruturais da Instituição. Busca a implantação/adaptação do tipo de estrutura a ser disponibilizada conforme demanda e necessidade. Desenvolve noções de projetos para serviços de saúde, envolvendo estruturas físicas e ambientais; noções de equipamentos, inovações tecnológicas, noções de facilidades e manutenção; segurança do trabalho e patrimonial; noções de gestão ambiental; distribuição e logística com a finalidade de conhecer os diferentes setores no âmbito físico dos empreendimentos de saúde. Princípios (de ergonomia, RDC 50 - Resolução de Diretoria Colegiada, conceitos e principais regras à hotelaria hospitalar).

Gerenciamento de Recursos e Sustentabilidade – 20h
Estuda o desenvolvimento de modelos para implementação de sistema de gestão ambiental estruturados em normas internacionais; trata da segurança comportamental; responsabilidade social corporativa.

Tecnologia da Informação – 10h
O sistema de informações hospitalares, sua especificidade, eficácia e eficiência. Os Sistemas utilizados nas redes da área de saúde. Tecnologias aplicadas a sistemas de informações nas organizações. O uso de TI nas organizações: Internet, Intranet, E-Business, CRM, ERP, BI, IA, Comércio eletrônico, GIS. Utilização do sistema de informações para averiguar a satisfação do usuário. O sistema de informações hospitalares como instrumento gerencial.

Organização E Sistemas De Saúde – 20h
Estuda a organização e sistemas de saúde; Conceito de saúde, doença e cuidados em saúde. História da saúde no mundo e no Brasil. O Sistema Único de Saúde (SUS): fundamentos; características; princípios e diretrizes; atenção à saúde: níveis e hierarquia. Apresenta os equipamentos do sistema público e privado: ambulatório; clínica; UBS; laboratórios; o hospital: histórico; desenvolvimento; conceito; classificação; estrutura; terminologia; tendências. Formas de contratação e financiamento do sistema público e privado de saúde. Humanização e hospitalidade na saúde. Biossegurança: fundamentos; transmissão; proteção do profissional de hospitalidade: higiene; antissepsia; esterilização; procedimentos; equipamentos, com o objetivo de esclarecer as características e peculiaridades dos serviços de saúde. Programa de gerenciamento de resíduos sólidos em serviços de saúde. Bioética. Discute noções de marketing de serviços.

Experiência do Paciente – 20h
Propósito (Por quê?), Papel do Líder na construção da cultura de cuidado, Modelo de Negócio e Base Estratégica e Cultural para a Experiência do Paciente, Implantando a Cultura de Cuidado. Hospitalidade, Entendendo o Paciente e Mudança de Perfil do Paciente (Atividade Prática), Paciente x Consumidor, Conceito de Experiência do Paciente, Construindo Valor em Saúde através da Experiência. Padrões de Qualidade em Serviços – Parâmetros para tomada de decisão. (Atividade Prática). Sistema de Entrega de Serviço: Pessoas, Processos e Ambiente. Pensando o Escritório da Experiência do Paciente. 
Responsabilidades do Escritório: Traduzir a expectativa do Paciente, Gestão da Experiência, Identificação dos Problemas, oportunidades e pontos de melhoria e Propagação das boas práticas, conhecimento e inovação.

Visita Técnica – 20h
Visita técnica ao Hospital Santa Catarina com foco no serviço de governança e demais áreas de apoio. Visita à lavanderia Clinilaves (Araquari), a fim de conhecer o processo de higienização de enxoval hospitalar. Apresentação de indicadores de qualidade e interface com hospital.

Metodologia de Pesquisa Científica - 20h
Filosofia da ciência. Métodos de estudo: fichamento, resenha, leitura e interpretação, organização do trabalho científico. A utilização da bibliografia. Métodos de pesquisa. Abordagens qualitativa e quantitativa. Conceituação de projeto de pesquisa: monografia e artigo científico. Ética em pesquisa. Aspectos e conflitos bioéticos da pesquisa. A redação técnico-científica e as respectivas referências do artigo científico.

Seminário de Apresentação de Casos – 20h
Apresentação e discussão de casos a partir da prática realizada em intenção e extensão. Reflexão em torno do atendimento clínico institucional e suas possibilidades comparadas às de um atendimento individual. 

 

Hotéis Conveniados


BLU TERRACE HOTEL

Fica próximo ao local das aulas

(47) 3037-1012 | (47) 3037-1013 | (47) 3037-1014

http://www.bluterracehotel.com.br/

http://www.bluterracehotel.com.br/localizacao


HOTEL PLAZA

(47) 3231-7000 

www.plazahoteis.com.br 

http://goo.gl/maps/Up2k3

 

 

SLAVIERO HOTEIS

(47)3326-5877

www.hotelrex.xom.br

http://goo.gl/maps/8kU5r

 

 

HOTEL MANSIONES
Rua Padre Jacobs, 45
Fone: (47) 3037-3761
http://goo.gl/maps/LxG5m

Política de Cancelamento - Inscrição

 O aluno inscrito nos cursos/eventos/Pós-Graduação do IEP poderá desistir de frequentá-lo a qualquer momento, mediante comunicação por e-mail ou telefone, sendo observadas as seguintes regras concessivas e impeditivas da obtenção de reembolso das importâncias pagas:

- O pedido deverá ser feito com no mínimo de 15 (quinze) dias de antecedência em relação à data de início do curso;
- Será retido o valor de R$ 50,00 (Cinquenta reais) da quantia já paga a título de multa rescisória;
Após a data de inicio do curso/evento não será realizado o reembolso da quantia já paga;
- Caso o curso/evento for cancelado pelo IEP o valor pago será restituído integralmente.

CRONOGRAMA DAS AULAS

 

Disciplina

CH

Datas

Professor

Titulação

 
 

 2018

 

Gestão de Pessoas

20

24.08

25.08

Teresinha Covas Lisboa

Pós Doutora

 

Gestão de Hospedagem

20

21.09

22.09

Ana Augusta Blumer Salotti

Especialista

 

Gestão em Hotelaria Hospitalar

20

26.10

27.10

Marcelo Assad Boeger

Mestre

 

Gestão do Serviço de Higienização e Infectologia

20

23.11

24.11

Silvana Torres

Mestre

 

Gerenciamento de leitos

20

08.12

09.12

Scheila Eccel

Especialista

 

2019

 

Gestão do Serviço de Lavanderia e Rouparia Hospitalar

20

22.02

23.02

Otto Scotto

Especialista

 

Nutrição e Gastronomia hospitalar

20

22.03

23.03

Thais Helena Santos Teixeira

Especialista

 

Aspectos éticos e gestão do cuidado para a segurança do paciente nas instituições de saúde

20

12.04

13.04

     

Suprimentos em Hotelaria Hospitalar

20

17.05

18.05

Nair Fernandes da Costa Schlindwein

Mestre

 

Gerenciamento de Recursos e Sustentabilidade

20

14.06

15.06

     

Planejamento físico e infraestrutura

20

19.07

20.07

 

 

 

Gestão Financeira

20

16.08

17.08

Eduardo Regonha

Doutor

 

Tecnologia da Informação

20

20.09

21.09

 

 

 

Organização e Sistemas de Saúde

20

25.10

26.10

Waldomiro Federighi

Mestre

 

Experiência do Paciente

20

22.11

23.11

 Kelly Cristina Rodrigues

 Especialista

 

2020

 

Relações Interpessoais e de Equipe de Alta Performace 

20

20.03

21.03

Marcelo Assad Boeger

Mestre

 

Visita Técnica

20

17.04

18.04

Keity Karina Goll Fragoso

Especialista

 

Metodologia de Pesquisa Científica

20

22.05

23.05

Michele Kamers

Doutora

 

Seminário de Apresentação de Casos

20

19.06

20.06

Keity Karina Goll Fragoso

Especialista

 

Inscrições Encerradas
Faça seu cadastro para a lista de interessados